FAQ

O que caracteriza cada tipo de queijo comercializado pela CooperRita?

Queijo Mussarela
É um queijo fresco feito de leite de vaca, e é um dos mais famosos no Brasil. Possui aspecto amarelo claro e consistente, e seu sabor é suave e levemente salgado. 

Queijo Provolone
Um dos mais famosos queijos do mundo, conhecido por seu aroma agradável, salgado e forte. Sua consistência é semidura e sua coloração é amarela, com casca dura.

Queijo Ricota
Queijo feito do soro resultante da fabricação de outros queijos, com textura similar à do queijo cottage, porém é mais leve e tem sabor suave e ácido.

Minas Frescal 
Com sabor doce, suave e muito macio, é um dos queijos com menor quantidade de calorias do mercado, sendo muitas vezes considerado light. Não passa pelo processo de maturação, e assim é tido como um queijo fresco.

Minas Padrão
É aquele com aparência mais amarelada, tem textura macia e suave. Também pode ser chamado de queijo curado; ou seja, seu processo de cura foi finalizado. E não tem o líquido igual ao do Minas Frescal.


É preciso ferver o leite pasteurizado?

No leite pasteurizado, as bactérias que costumam fazer mal já estão mortas e no leite longa vida também. A pasteurização serve exatamente para matar os microrganismos que podem causar doença aos consumidores pelo aquecimento do leite.

A pasteurização é feita a uma temperatura em torno de 75ᵒC; já a fervura é realizada a mais 100ᵒC. A temperatura menor provoca alterações menores no leite, preservando suas propriedades bioativas e, também, parte das bactérias boas do leite, como os lactobacilos. Na fervura, as proteínas são precipitadas e desnaturadas e os microorganismos, tanto os ruins como os bons, são mortos.

A pasteurização é realizada para não ferver o leite. A temperatura é tão importante que a lei diz que a pasteurização tem que atingir 75ᵒC, mas não pode passar de 80ᵒC, e há análises obrigatórias para comprovar isso.


Como é feito o iogurte?

Duas bactérias estão envolvidas no processo de fabricação de iogurtes: a Lactobacillus bulgaricus e a Streptococcus thermophilus. A primeira está mais relacionada com a cremosidade e o cheiro, enquanto o Streptococcus thermophilus está ligado à fermentação.


Qual a diferença do leite integral para o desnatado?

O leite integral contém maior índice de gordura mantendo de maneira integral, como o próprio nome sugere, toda a gordura presente no leite antes que este seja industrializado. A porcentagem de gordura presente neste tipo é de no mínimo 3% de sua composição.

Quem sofre de doenças do sistema cardiovascular ou está em dieta alimentar para perder peso deve dar preferência ao leite desnatado. Ele não contém as vitaminas A e D presentes no leite integral, mas, em compensação, possui índices de gordura muito baixos.


Como posso enviar meu currículo para a CooperRita?

Em “Trabalhe conosco” você pode conferir nossa política de recursos humanos e candidatar-se a uma oportunidade de trabalho, cadastrando o seu currículo. Os currículos cadastrados são consultados sempre que uma vaga é aberta.


Como faço para saber sobre alergênicos em seus produtos?

Uma alergia alimentar é quando o sistema imunológico do corpo reage de forma anormal a tipos específicos de alimentos que não seriam prejudiciais para a maioria das pessoas.

Os principais alérgenos presentes são relacionados na lista de ingredientes do alimento de acordo com a legislação local, mesmo que estejam presentes em pequenas quantidades.

Em caso de alergia alimentar, verifique antes de comprar um produto a lista dos ingredientes alergênicos.

Se desejar informações mais detalhadas sobre listas de alérgenos, consulte o site de cada produto CooperRita.


Posso usar o produto fora do prazo de validade?

O prazo de validade dos produtos é calculado com base em testes laboratoriais e sensoriais, seguindo legislação vigente. O prazo visa, sob condições ideais de armazenamento, o alimento mantenha seu sabor, odor e textura, por um lado, e seu valor nutritivo e segurança microbiológica, por outro.


Quero trabalhar na CooperRita. Como devo proceder?

Estamos sempre prospectando pessoal para nossa equipe. Você pode navegar em nosso “Contato”, na área “Vagas” e cadastrar seu currículo.


Como faço para entrar em contato com os serviços do consumidor?

Via telefone: temos uma equipe de serviços ao consumidor em todas as regiões onde operamos. Via email: você pode enviar um e-mail por meio do nosso formulário de contato, selecionando seu país de residência. Seu e-mail será encaminhado para a equipe local de serviços ao consumidor que tentará responder dentro de 48 horas.

Você encontra todos os detalhes para entrar em contato com um de nossos serviços ao consumidor nos rótulos de nossos produtos.