Cooperados conquistam resultados positivos com o Grupo de Gestão

10/10/2020

Prezado cooperado, uma das maiores preocupações da CooperRita é o desenvolvimento do seu produtor em um mercado cada vez mais competitivo e com as variações nos preços dos principais insumos utilizados no dia a dia, sabemos o quanto é fundamental a capacitação gerencial e técnica. 

Por isso, a CooperRita tem à disposição de seus cooperados os Grupos de Gestão, que são compostos por técnicos capacitados para o atendimento mensal às fazendas participantes.

 Atualmente, existem quatro grupos para o leite (Educampo Leite, Cia do Leite e ATG Senar) e um para o café (Educampo Café).

Todos os grupos são formados por cooperados, com o interesse de receber orientações que servem de auxílio para o seu crescimento na atividade, de forma saudável, organizada o obedecendo às exigências do mercado, seja ele de leite ou café.

Neste artigo, mostramos um pouco sobre os grupos da Cia do Leite e do ATG Senar.

CIA DO LEITE

A Cia do Leite é uma empresa de Lavras, no Sul de Minas Gerais,que oferece consultoria técnica, com o objetivo de preparar o produtor para que ele consiga identificar as causas dos problemas da fazenda e, automaticamente, implementar as soluções viáveis. Os 21 produtores atendidos são acompanhados pelo médico veterinário Guilherme Vilela, em busca da melhoria dos índices zootécnicos e econômicos da propriedade - de tal forma que o produtor tenha saúde financeira para prosseguir na atividade, através de orientações técnicas que o levem ao gerenciamento do seu negócio.


O projeto teve início em 2017 e, após três anos, alguns números chamam à atenção, ao revelarem a evolução positiva de índices econômicos importantes, como o aumento de 14,6% na porcentagem da margem bruta da atividade, ou seja, o que sobra no final do mês para o produtor. 

Veja a tabela com a média do índice de todos os produtores atendidos:

Podemos destacar também a melhoria significativa dos indicadores relacionados à qualidade do leite dos produtores atendidos, tanto a Contagem de Células Somáticas (CCS) quanto a Contagem Bacteriana Total (CBT) tiveram melhorias significativas. A média do grupo se encontra dentro dos padrões exigidos pelas novas instruções normativas 76 e 77:

Além disso, houve avanços significativos em índices reprodutivos e zootécnicos, entre os quais se destacam a diminuição do intervalo entre partos, do período de serviço, um aumento da taxa de concepção, e redução do custo operacional efetivo para se produzir 1 litro de leite.

Cooperados participantes estão satisfeitos e entusiasmados com o projeto, como por exemplo o senhor Benedito Laércio dos Reis, proprietário do sítio Santa Clara, localizado no bairro do Alto das Cruzes, em Cachoeira de Minas. Seu filho, que conduz os trabalhos na propriedade, Elivelton dos Reis, relata os desafios no gerenciamento no dia a dia e os benefícios da assistência técnica periódica, que proporcionou o crescimento na produção de leite e também a diminuição significativa do custo alimentar, com melhorias na eficiência das produções de volumoso, além da confecção da tecnologia do milho reidratado.

ATEG SENAR

Elaborada e executada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Metodologia de Assistência Técnica e Gerencial com Meritocracia para auxiliar -principalmente, os produtores rurais das classes C, D e E que não têm acesso à extensão rural e às novas tecnologias, é também um dos Grupos de Gestão oferecidos pela CooperRita. 

Conduzidas pelo médico veterinário, mestre e doutor André Coelho Naves, as 20 propriedades participantes do projeto, tem como objetivoscapacitar o produtor para o empreendedorismo e a gestão do negócio; elevar a rentabilidade e a produtividade, buscando eficiência e eficácia em todo o processo.

O projeto teve início em agosto de 2019. Seu principal diferencial é a gestão continuada na propriedade, com as anotações financeiras e zootécnicas sendo acompanhadas de perto pelo técnico, que elabora um plano de ação com recomendações a partir das análises das anotações em questão. Dessa forma, o produtor consegue obter crescimento na atividade, como é o caso do cooperado André Vicente da Costa, do Sítio São Bernardes, que fica no bairro Porto Sapucaí, em Santa Rita do Sapucaí – MG. Atendido pelo projeto, com uma média de 25 litros/vaca/dia, o produtor se diz satisfeito com o trabalho feito, pois está conseguindo se manter na atividade e já planeja o aumento da produção, seguindo os passos das orientações técnicas.

Outro cooperado satisfeito, Luiz Carlos Borges, do bairro do Itaim em Cachoeira de Minas, se dizsatisfeito com as orientações e melhorias oriundas do atendimento sobre a pesagem do leite, as anotações financeiras, anotações de cio e cobertura, bem como a análise dos dados, que agregam de forma que o produtor consiga enxergar um objetivo a ser alcançado na atividade.

Um das tecnologias geradas foi a adoção do Capim Elefante BRS Capiaçu, que produz em torno de 120 a 150 toneladas de matéria verde por hectare/ano, e auxilia  na demanda de volumoso durante o planejamento alimentar anual.

Quem tiver interesse em participar ou conhecer mais sobre os Grupos de Gestão pode entrar em contato com o departamento de Assistência Técnica da CooperRita, que está à disposição nos seguintes contatos Lilian (35) 3473-3526 e João Leonardo (31) 9 9127 1311/(35) 9 9851 5009.

JOÃO LEONARDO - Coordenador de Assistência Técnica CooperRita

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.