CooperRita inicia projeto em parceria com a Procafé e SEBRAE e beneficia cooperados
20/09/2020
Com o objetivo de fortalecer e expandir o trabalho de assistência técnica e desenvolvimento do produtor rural, a CooperRita firmou uma parceria com o SEBRAE e a Fundação Procafe.
O projeto visa atender os produtores com necessidades de aperfeiçoamento dos processos agrícolas, através de um trabalho que busca o aperfeiçoamento do manejo das lavouras cafeeiras, para impactar positivamente na produtividade das propriedades participantes.
A iniciativa visa oportunizar a consultoria técnica em visitas da racionalização de práticas agrícolas, viabilizada pelo emprego de tecnologias no manejo dos cafezais, levando à obtenção de maiores níveis de produtividade e a custos de produção economicamente mais vantajosos.
A atividade contará com a participação inicial de 20 cooperados de café, subdividos em 3 grupos, considerando o tamanho das lavouras e produção de sacas (grande, médio e pequeno).
Cada produtor irá contribuir com um valor médio (que representa de 15 à 20 % do valor de uma visita técnica), o valor irá variar de acordo com o grupo em que o produtor foi encaixado.
As visitas tiveram início no dia 13 de agosto, com a presença de quatro técnicos do Procafé, acompanhados pelos profissionais do Núcleo de Assistência Técnica na CooperRita.
Durante a ação será entregue um relatório individual por produtor com a síntese dos problemas identificados em cada propriedade.
O relatório também contemplará orientações técnicas com possíveis melhorias a serem implementadas para o aperfeiçoamento do manejo de suas lavouras cafeeiras em vistas da obtenção de maiores níveis de produtividade e, ainda, de custos de produção economicamente mais vantajosos. Também será feito um diagnóstico de realidade personalizado de acordo com a situação da propriedade rural e o suporte técnico de acordo com seus pontos de carência podendo englobar desde a implantação ou renovação de lavouras até o pós colheita. Em cada visita, o relatório será entregue e explicado, pessoalmente por um consultor técnico da Fundação Procafé, a cada um dos clientes atendidos para que estes possam, de modo individual e personalizado, sanar quaisquer dúvidas que venham a ter na implementação dos processos de melhoria.
Além do atendimento aos produtores, haverá a capacitação da Equipe de Assistência Técnica da CooperRita, com o objetivo de disseminar o que foi aprendido para abranger futuramente uma maior quantidade de cooperados com as novas tecnologias.