Grupos de Gestão ajudam cooperados a terem resultados positivos nos negócios agropecuários

01/11/2020

Os Grupos de Gestão da CooperRita, junto aos cooperados, têm conquistado grandes resultados. Atualmente, a cooperativa atua com equipes do Educampo Leite, Cia do Leite e ATG Senar e Educampo Café, para atender aos cafeicultores.

O Projeto EDUCAMPO é uma iniciativa do SEBRAE, iniciada em 1997, em Minas Gerais, idealizado como um modelo de assistência gerencial e técnica intensiva, para grupo de produtores de uma mesma atividade econômica, vinculados a uma agroindústria, que no caso é a CooperRita.

O Projeto procura agregar ao conceito da assistência técnica tradicional, a gestão de negócios, normalmente uma das maiores deficiências encontradas junto aos empresários rurais, ampliando a capacidade do produtor em gerir sua atividade.

Este diferencial permite aplicar, então, melhorias técnicas capazes de imprimir ganhos quantitativos e qualitativos ao produto primário, melhorando os indicadores técnicos e econômicos das propriedades.

Para a empresa parceira, a CooperRita, a garantia de oferta de matéria-prima mais adequada às necessidades do mercado, em quantidade e qualidade; e a aproximação com seus fornecedores, facilitando seu processo de planejamento e reduzindo, consequentemente, as incertezas em torno do negócio, são benefícios diretos de sua participação no Projeto.

De seis em seis meses são realizadas reuniões com a presença de todos os técnicos do Educampo e gerentes das agroindústrias participantes do Projeto. As reuniões têm dois objetivos: avaliar os resultados e corrigir rumos e, o segundo, promover uma atualização técnica. Na avaliação dos resultados, é comparado o que foi planejado com o que foi realizado.

O grande diferencial do Projeto é a abrangência gerencial, monitorada em conjunto pelos Consultores Técnicos e os Produtores, aferindo os resultados das inovações adotadas na rentabilidade e na lucratividade do negócio, apoiada na tecnologia da informação, por meio do software de controle das propriedades e da Central de Processamento de Dados do EDUCAMPO – CPDE, que facilitam a sistematização e a visualização dos resultados das ações implementadas.

O primeiro formado pelo Projeto, está localizado na região de Conceição do Rio Verde e é conduzido há aproximadamente 5 anos pelo Médico Veterinário, João Márcio Alvim Diniz e Silva, que possui vasta experiência nas áreas de reprodução animal, planejamento de volumoso e gestão financeira.


O técnico acompanha 9 propriedades produtoras de leite e esclarece que os principais gargalos no sucesso da atividade acontecem por meio do aprimoramento contínuo e da transferência de conhecimentos.  

Além disso, é imprescindível que a propriedade rural seja tratada como uma empresa neste contexto, com a gestão dos números financeiros, zootécnicos, reprodutivos, sanitários, agronômicos. 

O segundo grupo formado pelo Projeto está localizado na região de Santa Rita do Sapucaí e é conduzido pelo Engenheiro Agrônomo, Emérson Simão. Com início em janeiro de 2019, o técnico atende 10 propriedades rurais e garante que, um dos objetivos do Projeto, é trazer retorno econômico ao produtor, criando condições de aumento do seu lucro e da cooperativa.

Com resultados consistentes e melhorias contínuas, o Projeto Educampo Leite auxilia o cooperado a se planejar de maneira segura, com o objetivo de aumentar a rentabilidade, sendo sustentável e eficiente diante dos desafios diários. Houve melhoria na Produção de Leite/área, diminuição da CCS, CBT, aumento da porcentagem de vacas em lactação/total do rebanho e, também, nos custos de produção, como gastos com concentrado, mão de obra e volumoso.

Cooperados interessados em participar do Educampo Leite, entrem em contato com o Departamento de Assistência Técnica da CooperRita.

Lilian (35) 3473-3526 e João Leonardo (31) 99127 1311 / (35) 99851 5009.


Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.