Programa Moeda Leite: entrega de novilhas aos Cooperados

31/03/2021

A CooperRita entregou o quarto lote de novilhas do Programa Moeda Leite. Foram 18 novilhas prenhas de embrião (sexado de fêmea), com prenhezes entre seis a sete meses. Nesta entrega, nove cooperados foram contemplados.

Todas as novilhas foram adquridas pela cooperativa em rebanhos de procedência leiteira, com médias de produção acima de 20 litros , sendo também na sua grande maioria produtos de inseminação artificial.

O programa visa incentivar o melhoramento genético dos produtores, sendo hoje destinadas a pequenas propriedades e com condições facilitadas de pagamento, já que os produtores dão uma entrada de 1/3 do valor das matrizes no ato da entrega das mesmas e o restante é dividido em 12 parcelas, que serão pagas a partir do mês seguinte após o parto. As parcelas serão convertidas em litros de leite e serão equivalentes a seis litros por dia.

Condições para participar do Programa Moeda Leite.

  1. Ser participante de algum grupo de gestão: Educampo Leite, Cia do Leite ou Senar
  2. Produção de Leite de no máximo 500 litros/dia
  3. Estar em dia com as obrigações financeiras perante a cooperativa
  4. Ser avaliado pelo gestor responsável por qualquer dos três grupos de gestão e pela equipe de assistência técnica CooperRita, quanto as condições de manejo e alimentação necessários para um bom desempenho das novilhas após o parto

Desde o início da ação foram entregues 65 novilhas e atendidos os produtores participantes dos três grupos de gestão aptos a participar do programa Moeda Leite CooperRita.

“O que se percebe é um grande nível de satisfação dos produtores já comtemplados pelo programa, tanto pela qualidade dos animais, como pelas condições facilitadas de pagamento, fatos que motivam a CooperRita a não só continuar, como também intensificar este programa que tem dado bons resultados”, complementa o veterinário Paulo de Tarso Texeira, responsável técnico do programa.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.