Projeto de mapeamento identifica cafés de alta qualidade dos cooperados CooperRita
12/09/2020
O café é um produto que é avaliado e comercialmente valorizado pela qualidade de sua bebida no mercado nacional e, principalmente, internacional. Ter o conhecimento de fatores genéticos (diferentes cultivares), ambientais (altitude, clima, solo etc.) e tecnológicos que determinam e mantém a qualidade é de suma importância para a produção de cafés especiais.
Buscando o entendimento da influência desses fatores e com o propósito de identificar o potencial máximo da qualidade dos cafés dos cooperados da Cooperativa Regional Agropecuária de Santa Rita do Sapucaí - CooperRita, o projeto de mapeamento da qualidade localizou, identificou e criou um histórico da cafeicultura de alto desempenho sensorial dos cafés produzidos pelos cooperados.
Entretanto, foi preciso fazer um retrospecto do histórico de entrada dos cafés produzidos pelos cooperados da CoopeRita das últimas 5 safras.
Pelo gráfico ao lado, é possível observar uma melhora na qualidade dos cafés dos cooperados, passou-se a produzir cafés de bebida estritamente mole, mole e apenas mole enquanto diminuiu a quantidade de sacas produzidas de bebidas de baixa qualidade.
Uma observação a ser feita é sobre a última safra, 19-20, nota-se um aumento no número de sacas da bebida rio, isso é explicado pela florada irregular no ano de 2018 e temperaturas altas durante a maturação, além do excesso de chuvas no início do mês de maio, que aumentou o volume de grãos derrubados no solo
Diante do quadro apresentado, durante 3 meses, foram feitas diversas visitas às propriedades e comunidades dos cooperados que se interessaram em participar do projeto. Coletamos amostras de diversas variedades das cores amarelo e vermelho. Todo o procedimento foi detalhado ao cooperado, desde a coleta da amostra (colheita seletiva de apenas frutos maduros), a separação dos frutos “bóia” (separação hidráulica), passando pela secagem e por fim armazenagem das amostras. Depois de todo o trabalho realizado pelo cooperado (secagem das amostras), as amostras começaram a ser trazidas para a cooperativa para que elas fossem preparadas e feitas análises de peneira, teor de água e análise sensorial (degustação). O total de amostras coletadas durante o período foi de 186, naturais e descascados, de 45 diferentes propriedades. Essas amostras foram divididas em 3 blocos para as degustações. As degustações ocorreram nos finais de semana do mês de agosto e foram realizadas por degustadores da própria CooperRita e degustadores convidados das cooperativas, Cocarive e Coopervass e do Senar-MG.
Os resultados das duas primeiras degustações foram extremamente positivos, mais da metade dos cafés degustados beberam na média acima de 85 pontos, o que equivale a uma bebida estritamente mole, de alto valor no mercado de cafés especiais. Além disso, 7 cafés se destacaram, bebendo acima de 90 pontos, dignos de campeões de concursos. Diante dos resultados obtidos, é possível afirmar que os cooperados da CooperRita são capazes de produzir cafés de alta qualidade. Com o apoio técnico da CooperRita nos manejos pré-colheita e, principalmente, pós-colheita, os cooperados contarão com um suporte na produção de cafés especiais. Logo, o que era traçado como produzir “quantidade”, se tornará produzir “qualidade”.
MARCOS PAULO SANTOS LUZ
Engenheiro Agrícola e Doutor em Engenharia Agrícola pela UFLA – Consultor em Pós-colheita do Café